Com o tema “Êta Brasil Lindo!”, a Festa Junina do Colégio Notre Dame Ilha, realizada na sexta-feira (07), celebrou a riqueza cultural e biológica dos seis biomas compreendidos no território brasileiro. Isso porque, durante todo o ano letivo, as crianças matriculadas na instituição de ensino constroem saberes a respeito desses espaços geográficos e compreendem a importância da preservação ambiental, por meio do projeto pedagógico “Missão Biomas: Amo, Cuido e Transformo” – motivado pela Campanha da Fraternidade de 2017, que teve como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”.
Para festejar a diversidade, evidenciando alguns dos conhecimentos já construídos, os educandos apresentaram à comunidade escolar danças inspiradas pelos biomas. O sertanejo do Cerrado, o fandango do Pampa e o forró da Caatinga foram os ritmos coreografados, enquanto os pantaneiros e os índios amazônicos foram representados e os ecossistemas da Mata Atlântica foram lembrados.
Além das apresentações artísticas – iniciadas após os educadores reproduzirem os passos da coreografia criada por eles para o jingle da campanha institucional da Rede de Educação Notre Dame – pesquisas e produções acerca dos seis espaços geográficos, expostas em murais, possibilitaram que o público conhecesse mais sobre eles.
A Festa Junina do Colégio também teve como atração o talento dos instrumentistas do seu Grupo de Flautas e das participantes do projeto “Corpo em Movimento” – os estudantes do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental executaram músicas tradicionais dos festejos em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João, regidos pelo docente de Música, e as educandas do 4º Ano apresentaram Quadrilhas.
Além disso, comidas e brincadeiras típicas animaram a comemoração.