Ensino Fundamental

A fim de proporcionar aos educandos matriculados no Ensino Fundamental uma construção significativa de saberes, na qual compreendem e assimilam os conteúdos curriculares de forma dinâmica e através da sua vivência, a Rede de Educação Notre Dame preocupa-se em disponibilizar ambientes diferenciados de aprendizagem multidisciplinar. Afinal, se compreendermos a multidisciplinaridade como uma metodologia de ensino que engloba experiências entre disciplinas, o espaço educativo deve estar aberto a transcender os limites da sala de aula e deve dar acesso a objetos e recursos que interagem no processo de aprender, como as tecnologias digitais. Ou seja, a instituição de ensino necessita ser composta por ambientes de aprendizagem formal e não formal, em que o estudante pesquisa, reflete e aplica saberes das diversas áreas do conhecimento.

Nesse sentido, é valorizada a autonomia do educando em relação às suas próprias aprendizagens, ao mesmo tempo em que ele é envolvido em processos cooperativos e estimulantes, por meio de atividades diferenciadas. Tal habilidade também é incentivada por meio da iniciação ao empreendedorismo – outra postura que se destaca no Ensino Fundamental das escolas Notre Dame, pois estimula os estudantes a buscar autoconhecimento, a construir novos saberes, a intensificar o espírito de coletividade e a aprimorar o senso de responsabilidade. Dessa forma, a educação atua como transformadora do ser, inspirando a sua ousadia, a quebra de paradigmas e a proatividade, em sua relação com o meio em que está inserido.

A Educação para o Pensar, uma postura pedagógica que acompanha a Rede de Educação há mais de 20 anos, também desempenha papel transformador, pois suas práticas colaboram na formação de cidadãos competentes em solucionar problemas e encontrar saídas criativas e éticas, nos diversos contextos em que vivem.

Paralela a isso, a educação ecológica proporciona aos estudantes conhecimentos e práticas que os levam a refletir a respeito de seus comportamentos e valores, gerando responsabilidades com o cuidado do planeta, a partir de uma pedagogia centrada na compreensão da vida.


Coordenação Pedagógica: Márcia Fernandes
Coordenação Educacional: Jackeline Kelly Oliveira de Souza
Psicopedagogia: Janaíma Guapiassú

  • Colégio Notre Dame Ilha