A cada quatro anos, a Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame visita as obras mantidas pelas religiosas, nos 18 países onde estão presentes. Dessa maneira, acompanha o desenvolvimento da Missão Notre Dame e, ao mesmo tempo, encoraja os colaboradores leigos que unem suas competências e talentos aos das Irmãs, para tornar o bom Deus conhecido e amado, por meio de diferentes frentes de trabalho.
Na terça-feira (04), Irmã Mary Kristin Battles, acompanhada por sua tradutora, Irmã Lory Inês Rockembach, e pela Superiora da Província da Santa Cruz, Irmã Araci Ludwig, visitou o Colégio Notre Dame Ilha.
Acolhidas pela diretora escolar, Irmã Teresinha Barcarolo, as religiosas foram apresentadas ao projeto pedagógico “Educando para a Paz”, que, realizado ao longo de todo o ano letivo, pretende envolver a comunidade educativa no desenvolvimento de iniciativas que provoquem reflexões acerca da Cultura da Paz, à luz do evangelho. Após, os esclarecimentos, proferidos pela coordenadora Pedagógica, Márcia Fernandes, as visitantes puderam testemunhar o envolvimento dos educandos com a temática, por meio de canções.
Orientadas pelo educador responsável pelo ensino de Música, Leonardo Salgado, as crianças entoaram Heal the Word e Paz pela Paz. Em seguida, o grupo de flautas – composto por estudantes matriculados no 4º e no 5º Ano do Ensino Fundamental – apresentou as músicas Hallelujah e Somewhere Over the Rainbow, além de composições brasileiras emblemáticas, como Asa Branca e Xodó.
Ao término das apresentações, a Vice-diretora escolar, Cristiane Peres, agradeceu às religiosas pelo seu empenho em manter a obra educacional idealizada por Santa Júlia Billiart, especialmente na Ilha do Governador – onde, segundo ela, o sonho da mãe espiritual da Congregação se concretiza mais evidentemente, pois a educação é integralmente ofertada aos mais necessitados.
Irmã Kristin, então, foi presenteada com um banner pintado pelos educandos do Colégio Notre Dame Ilha, no qual representaram seu orgulho em integrar a Família Notre Dame.
Após agradecê-los, a Superiora encontrou-se com o corpo docente da instituição.
Durante a conversa, os educadores expressaram sua emoção por serem multiplicadores da Missão assumida pelas Irmãs de Notre Dame, além de enfatizar a importância do Colégio para a comunidade local.