Durante a sexta-feira (02), os responsáveis pelos educandos matriculados no Colégio Notre Dame Ilha participaram de reunião, na qual foram informados sobre os projetos pedagógicos que serão desenvolvidos neste ano letivo e orientados acerca das normas escolares.
Reunidos no refeitório da instituição de ensino, os familiares foram acolhidos pela diretora, Irmã Teresinha Barcarolo, que enalteceu a relevância e dimensionou a atuação, em cinco continentes, das Irmãs de Notre Dame.
Em seguida, os convidados participaram de momento de espiritualidade, no qual foram estimulados a refletir, por meio da Parábola do Semeador, sobre o compromisso de, juntamente com o educandário, semear, nos estudantes, os valores cristãos.
A coordenadora Pedagógica, Márcia Fernandes, então, apresentou o Mapa Estratégico da Rede de Educação Notre Dame, detalhando sua Missão, sua Visão e seus Princípios, além de ter enfatizado a importância do educandário assistencial mantido na região da Ilha do Governador.
Márcia, ainda, apresentou o projeto pedagógico “EducaNDo para a Paz”, inspirado no tema da Campanha da Fraternidade de 2018 – “Fraternidade e Superação da Violência”, e convidou os responsáveis a participar do projeto institucional de fomento à leitura. Além disso, incentivou o envolvimento no “Troca-troca” – iniciativa que pretende facilitar o acesso dos educandos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental aos livros didáticos, por meio da doação de exemplares usados.
A coordenadora Educacional, Jackeline Kelly, por sua vez, detalhou a rotina escolar e apresentou as regras disciplinares que a balizam.
Após o encontro com a Equipe Pedagógica, os convidados foram conduzidos às salas de aulas onde as crianças vão construir, ao longo de 2018, saberes relevantes à vida. Nelas, foram apresentados, pelas educadoras responsáveis pelas turmas, às metodologias que serão adotadas no dia a dia dos diferentes segmentos escolares.
As docentes, ainda, esmiuçaram o informativo que reúne dados pertinentes ao desenvolvimento pedagógico esperado de cada faixa etária e esclareceram as especificidades de cada ano da escolaridade.