É com o objetivo de aproximar a família do ambiente escolar, fortalecendo os vínculos entre a comunidade educativa, que o Colégio Notre Dame Ilha promove, há três anos, o projeto “Família na Escola”.
Por meio dele, responsáveis pelos educandos reúnem-se, mensalmente, para, mediados pelas equipes de Assistência Social, Psicopedagogia e Pastoral Escolar, debater temas transversais e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e dos adolescentes.
No primeiro semestre letivo de 2018, por exemplo, refletiram sobre temas como a importância da participação da família no ambiente escolar e a necessidade do acompanhamento pré-natal para o desenvolvimento cognitivo da criança, além de debater assuntos ligados à Identidade de Gênero, como as terminologias e as diferenças entre os conceitos de identidade e de orientação sexual.
Os responsáveis, ainda, leram e socializaram suas percepções acerca de “Menino brinca de boneca?” – obra escrita por Marcos Ribeiro, que visa a desconstrução das noções sobre a distinção do uso de brinquedos.
Ao final de cada encontro, os participantes confeccionaram cartazes, nos quais descreviam os principais tópicos discutidos. Posteriormente, eles foram expostos nos corredores do educandário, para apreciação dos demais membros da comunidade educativa.