No dia letivo que antecedeu a comemoração da Festa Litúrgica de Santa Júlia Billiart – celebrada no domingo (13) -, o Colégio Notre Dame Ilha lembrou seus ensinamentos e, também, homenageou seus colaboradores – afinal, por ela ser inspiração para sua missão, a Rede Notre Dame festeja, na data de sua beatificação, o Dia do Educador.
Além de ser parabenizados pelos educandos, os docentes da instituição de ensino aprofundaram, pela manhã, saberes acerca da francesa que teve como objetivo de vida transformar o mundo por meio da educação, com bondade e firmeza. Para isso, refletiram acerca do testemunho de Madre Maria Helena Cavalcanti, no qual a religiosa lembra que Júlia Billiart foi, também, exímia catequista. “Ser catequista é ser jardineiro de gente”, definiu, enaltecendo que todos os educadores Notre Dame exercem essa função. Afinal, citando o pedagogo alemão Friedric Fröbel, esclareceu. “As crianças são o gérmen da humanidade e necessitam, desde pequeninas, da proteção e dos cuidados, como num jardim, cujo o jardineiro é o professor”.
Por isso, cada profissional foi presenteado com um avental de jardineiro, no qual estava estampada a gravura de um regador e, no seu interior, a descrição da sua maior qualidade, enquanto educador. Além de mencioná-la, os educandos, ainda, confeccionaram uma sacola personalizada com desenhos e mensagens de carinho, a fim de homenagear aqueles que lhes conduzem pela construção de saberes e pela interiorização de valores fundamentais à vida ética.
Durante a tarde, as crianças ouviram, em poesia, a história das Irmãs de Notre Dame, desde a idealização da Congregação, por Santa Júlia Billiart, até os dias atuais. Além disso, as matriculadas no 5º Ano do Ensino Fundamental protagonizaram homenagem aos educadores, entoando a canção “Sementes do Amanhã”, de Erasmo Carlos.
Os demais funcionários do Colégio Notre Dame Ilha também foram lembrados nessa data comemorativa, recebendo mensagens de carinho dos educandos.