Reunindo discentes e docentes do Colégio Notre Dame Ilha, bem como as Irmãs que integram a comunidade escolar e os funcionários que atuam nos setores administrativos e de conservação da instituição de ensino, um momento de espiritualidade, realizado em 11 de março, oportunizou a reflexão acerca da realidade educativa do Brasil. Afinal, motivada pelo tema que norteia a Campanha da Fraternidade deste ano – “Fraternidade e Educação” -, a programação convidou os diferentes partícipes à análise, sob a perspectiva da escolaridade e, igualmente, da família e da sociedade, dos meios de que se dispõe para fomentar uma cultura humanista e a solidária.
Promovida conjuntamente pela equipe pedagógica e de Pastoral Escolar, a iniciativa contou com a participação ativa dos estudantes que integram as turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental, uma vez que foram eles os responsáveis por contextualizar aos demais a gravura que identifica a mobilização cristã – cujo lema foi retirado do livros dos Provérbios, capítulo 31 e versículo 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Como a Campanha da Fraternidade de 2022 vai ao encontro do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, as diferentes etapas de ensino socializaram umas com as outras os símbolos e os cânticos que elaboraram ao serem desafiadas a refletir a respeito das virtudes que devem perpassar o compromisso coletivo com a educação.
Além disso, foram apresentadas ao projeto pedagógico que lhes conduzirá à construção dos mais diversos saberes: “ND Ilha: educa, constrói, cuida do ser e da casa comum”.
Por fim, os educandos colaboraram com a confecção de um painel que, já contendo as contribuições dos docentes e funcionário escolares, evidencia as percepções da comunidade acerca das três iniciativas.