Heloísa Macedo Dutra, matriculada no Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Passo Fundo, conquistou a segunda colocação na categoria Conectividade
Vinculado ao ato de aprender – o qual exige uma dedicação que ultrapassa o campo cognitivo, expandindo-se, até mesmo, às áreas afetivas e emocionais do indivíduo -, está o hábito da leitura, que propicia ao sujeito o aperfeiçoamento linguístico e a ampliação do seu repertório cultural, bem como estimula o raciocínio, a imaginação e a criatividade.
Tendo em vista a contribuição desse ato para a construção do saber, assim como o compromisso assumido com a formação para a cidadania global e, igualmente, com o desenvolvimento de competências essenciais à vida, as instituições de ensino Notre Dame têm no incentivo à prática leitora um dos seus pilares.
A Rede de Educação mantém, por exemplo, uma parceria com a maior plataforma de leitura digital do Brasil. Instituída há dois anos, ela disponibiliza aos diferentes partícipes do cotidiano escolar o acesso aos mais de 50 mil livros e audiolivros disponíveis na Árvore, proporcionando a esses entes os múltiplos benefícios do ler e, dessa maneira, colaborando com o alargamento da comunidade leitora.
Mais que disseminar o prazer em atravessar os limites de si mesmo e da realidade intimamente conhecida, por meio das narrativas, a plataforma ainda se ajusta às tendências contemporâneas, apropriando-se da gamificação como estratégia de formação leitora. Exemplo disso é a Olimpíada Árvore.