2016 é um ano ainda mais especial para as Irmãs de Notre Dame, presentes em 19 países. Isso porque, seguindo a tradição da Igreja Católica, que celebra a morte dos santos, pois é quando eles completam suas caminhadas terrenas, nele, as religiosas lembram o falecimento de Santa Júlia Billiart.
Nascida em 12 de julho de 1751, em Cuvilly, na França, Julie Rose Billiart viveu em busca da realização de sua missão: transformar o mundo através da educação, com bondade e firmeza. Talvez, jamais passasse pela sua imaginação que suas ações e ensinamentos atravessariam séculos e oceanos. Pois ultrapassaram, por meio das diversas missões, delegações e províncias fundadas em cinco continentes, pela Congregação da qual é mãe espiritual.
Desse modo, Júlia reuniu, em torno de si e da missão Notre Dame, pessoas que se identificam e se beneficiam do seu carisma: tornar o Bom Deus conhecido e amado. Entre elas, estão milhares de brasileiros, envolvidos, de alguma forma com a Rede de Educação, de Hospitais e de Entidades Sociais Notre Dame. Na sexta-feira (08), quando se completaram dois séculos da ausência física da Santa da Bondade, eles recordaram o seu exemplo e os seus conselhos.
No Colégio Notre Dame Ilha, os estudantes assistiram à representação da obra “Julinha, a Menina Girassol”, escrita por Tânia Veiga Judar. Os primeiros anos de vida da Santa da Bondade, narrados nas páginas do livro, foram contados pelas educadoras Elisabete Souza, durante a manhã, e Maria Aparecida Ribeiro, à tarde.
Em paralelo à dramatização, músicas inspiradas nos ensinamentos propagados por ela foram entoadas por coral composto por educadores e demais membros da equipe pedagógica da instituição de ensino. Enquanto os versos em alusão ao seguimento de Deus, tal qual o girassol faz com o sol, eram cantados, Irmã Maria Daniele representava Santa Júlia, em meio a um canteiro de flores protagonizado pelos educandos.
Além disso, na semana que a antecedeu, os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I preparam-se para a celebração em ode à Santa Júlia, refletindo sobre as lições ensinadas por ela em vida.
Acesse a galeria: