No sábado (01), colaboradores, educadores e religiosas que atuam no Colégio Notre Dame Ilha, além das crianças nele matriculadas e seus familiares, participaram da cerimônia em Ação de Graças pelos 95 anos de presença das Irmãs de Notre Dame em terras brasileiras.
Celebrada a partir das 17h, na Paróquia Santo Antônio, e presidida pelo Padre Sérgio Mafra, a missa lembrou, especialmente, as religiosas que se dedicam ou dedicaram a cumprir com a missão preconizada pela mãe espiritual da Congregação, Santa Júlia Billiart, na comunidade da Ilha do Governador.Por isso, as três Irmãs que exercem suas atividades religiosas e educacionais no educandário, Teresinha Barcarolo, Maria Danieli e Amanda Mergen, integraram a procissão de entrada, acompanhadas por imagem da santa, de foto da Irmã precursora da obra educacional e da equipe litúrgica da comunidade.
Durante a celebração, membros da comunidade educativa realizaram as leituras, participaram do ofertório e foram lembrados nas preces, assim como as demais religiosas norteadas pelo carisma Congregação das Irmãs de Notre Dame, no passado e no presente.
Antes da bênção final, ainda, a diretora escolar, Irmã Teresinha, retomou a história da presença Notre Dame no Brasil.
Ao término da cerimônia, as religiosas foram homenageadas pelos estudantes do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental, que executaram, em flautas, o hino “Mãezinha do Céu”. Em seguida, os colaboradores e educadores presentes, junto aos educandos, ocuparam o corredor central da igreja, munidos de girassóis confeccionados pelas crianças, enquanto entoavam “O Girassol”. Por fim, o corpo docente cantou a música “Sal da Terra”, numa referência ao IV Congresso Nacional de Educação Notre Dame, e ofereceu flores às Irmãs.