Adequadas às faixas etárias envolvidas no projeto pedagógico intitulado “ND Ilha: transformando vidas pelo diálogo e pelo amor”, as narrativas literárias oportunizaram que os educandos do Colégio Notre Dame desenvolvessem as competências socioemocionais elencadas na Base Nacional Comum Curricular para o seu nível de aprendizagem.
Afinal, foi por meio delas que a psicopedagoga e a coordenadora educacional da instituição de ensino, respectivamente, Janaína Guapyassú e Jacqueline Kelly Oliveira de Souza, instigaram as crianças que integram as turmas da Educação Infantil, bem como as matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a reconhecer e a manejar os sentimentos experimentados nas mais variadas circunstâncias.
Para tanto, os textos foram explorados de forma lúdica, oportunizando que os educandos expressassem, por meio das diferentes linguagens, o seu entendimento acerca das emoções despertadas pelos acontecimentos que perpassam as tramas.
Tais produções foram, por fim, expostas à apreciação da comunidade escolar durante evento realizado na última sexta-feira (10). Possibilitando o retorno dos responsáveis pelas crianças aos ambientes pedagógicos, a mostra lhes propiciou contemplar as colagens, as construções, as ilustrações, as modelagens e os jogos por elas idealizados, além de conhecer, por meio de explanação da coordenadora pedagógica do educandário, Márcia Fernandes, as relações existentes entre a Literatura e as competências socioemocionais fomentadas ao longo do ano letivo.