Em 13 de maio – data em que, em 1906, a mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Júlia Billiart foi beatificada – celebra-se a vida e a fé da francesa. Nascida em Cuvilly, em 1751, ela vislumbrou e, em 1804, concretizou a fundação da congregação religiosa cujo propósito era a educação integral de crianças e adolescentes, proclamando a bondade de Deus. Sua obra evangelizadora e educacional transgrediu os limites geográficos, administrativos, metodológicos e conceituais do seu tempo e, atualmente, está presente em cinco continentes.
A mesma data, nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame, tem ainda outro significado. Isso porque, em 1984, durante o I Congresso Nacional de Educadores Notre Dame, definiu-se que o dia litúrgico da festa de Santa Júlia comemoraria também a sua função. Trata-se de mais uma homenagem àquela que postulou que “A educação é, entre as obras divinas, a mais divina”.
Por isso, com muita gratidão e respeito, os estudantes do Colégio Notre Dame Ilha, celebraram esse dia. Com músicas e percorrendo, em procissão, os arredores do Colégio, eles foram até o Núcleo São José, para onde levaram uma imagem de Santa Júlia aos idosos que participam do Projeto Itinerante.
Para marcar ainda mais o dia, foram expostos os trabalhos realizados pelos estudantes com inspiração nas comemorações, tais como releituras da obra “Santa Júlia Billiart: Mensageira da Bondade de Deus”, de Ir. Maria de Fátima Maldaner. Nelas, a história de vida de Júlia foi representada por meio de maquetes.