No Mês Vocacional, estudantes constroem saberes sobre os diferentes chamados de Deus
10 de setembro de 2021 Notícias, Portal

Voltado à reflexão acerca das diferentes formas de servir aos planos divinos, o Mês Vocacional é tradicionalmente celebrado em agosto. Por isso, o Colégio Notre Dame Ilha do Governador promoveu um ciclo de palestras, por meio do qual as crianças matriculadas do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental conheceram detalhadamente os diferentes projetos de vida aos quais os indivíduos podem ser chamados.

Diferentemente das profissões, que envolvem a descoberta de talentos e o desenvolvimento de aptidões, as vocações são designadas por Deus e englobam o sacerdócio, o matrimônio, a vida consagrada e a vocação leiga. Foram elas que, semana após semana, foram esmiuçadas pelos convidados a participar da programação intitulada “Vocação Acertada, Futuro Feliz”.

Sacerdotes das Paróquias São Sebastião e Santo Antônio, Sandro e Jerônimo relataram aos educandos como desvendaram o chamado divino, lembrando da infância em que, por intermédio da família, foram estimulados à participação ativa na Igreja.

Cristiane Peres, por sua vez, exaltou como o tempo é necessário para que se constitua uma família. “Ele é preciso para que o casal possa se conhecer, dialogar e conviver até decidir partilhar a vida”, afirmou a vice-diretora da instituição de ensino, que ainda convidou os estudantes a orar pelos seus familiares, além de propor a confecção de um cartaz, no qual fotografias pessoais seriam reunidas junto à representação da Família de Nazaré.

Versando sobre a vida religiosa consagrada, Irmã Lenice Rebelato socializou com os interlocutores a sua própria experiência, recordando como reconheceu o seu chamado e como respondeu afirmativamente a ele.

A catequista Letícia Firmino, por fim, detalhou como o leigo pode colocar-se a serviço de Deus, além de lembrar que, mesmo manifestando-se ainda na infância, a vocação exigiu um longo processo formativo, a fim de que ela pudesse contribuir para a evangelização.

Acesse a galeria de fotos: